A Associart é uma forma de gerar renda e qualidade de vida através do trabalho realizado por mãos dedicadas, que, com amor e habilidade, preservam as tradições e valorizam a riqueza cultural de Fortaleza de Minas.

A história de formação da Associart inicia-se pela força de vontade da Sra. Maria Luzia Ferreira, conhecida carinhosamente por Dona Neguinha. A primeira loja da associação situava-se na Rua 1º de Março, nº. 265, no centro da cidade de Fortaleza de Minas, e fora cedida por ela, que hoje ocupa o cargo de Presidente de Honra. Dona Neguinha afirma que sempre acreditou na associação e em todas as associadas, e passa sua experiência: “É preciso demonstrar respeito, responsabilidade e liderança, porém de forma serena”.

Com o passar do tempo, a associação tomou forma e, em 25 de Julho de 2003, uma equipe de aproximadamente sessenta e cinco mulheres se juntou com o intuito de fazer artesanato. Devido ao seu crescimento, a associação ganhou o direito de ocupar um local maior para seu desenvolvimento, que foi cedido pelo Município. Aquilo que antes era uma pequena associação de moradores, passou a configurar a Associart.

Hoje, mais um novo projeto se concretiza. O porte industrial da Associart, sua organização e gestão humanizada e a experiência na produção de itens têxteis no atacado para grandes varejistas, como a rede Pão de Açúcar, permitiu o empenho de ativos para iniciar as atividades de facção, destinadas à terceirização do serviço para grandes marcas do Brasil.

Missão:

Fortalecimento da associação, buscando sempre inovação, levando novidades para cada moradia e beneficiando assim os associados.

Visão:

Tornar-se marca de referência na região pela qualidade, e instituição de referência na região pela sua função social.

Valores:

Respeito ao cliente, mantendo seus compromissos em dia e mantendo um produto de perfeita qualidade.
Ética profissional, respeitando cada associado, sabendo que todos têm os mesmos direitos.
Sustentabilidade social, ambiental e econômica.